O mundo mediterrâneo tradicional desenvolveu um modelo de dieta que se caracteriza pela natureza convivial das refeições e uma variedade variada de itens alimentares cuja base reside em:

Compare dieta: dieta mediterrânea, dieta cretensa - frutas, vegetais e cereais, azeite
  • um enorme consumo de frutas (fresco e seco), vegetais (frescos e secos), bem como cereais;
  • um consumo moderado de carne vermelha (principalmente ovina e caprina) e carne de aves de capoeira, compensada pelo consumo de produtos do mar ou de rios;
  • Gorduras: um uso quase exclusivo do azeite;
  • um baixo consumo de leite e manteiga, mas o consumo de queijo e iogurte;
  • um forte consumo de ervas aromáticas e plantas;
  • Vinho tinto consumido (com moderação) principalmente durante as refeições.

Pesquisadores da unidade de Nutrição Humana da Universidade de Reus, em Espanha, consideram que o alimento da Andaluzia árabe do século 13 corresponde em grande parte ao que foi posteriormente chamado de dieta mediterrânea. Os livros de culinária e dietética de Al-Andalus são originários da dietética hipocrática. É provável que a dieta mediterrânea seja a filha da dietetica hipocrática? Embora as teorias de Hipócrates não favoreçam o consumo de frutas e vegetais, as receitas medievais arabo-andalous são de fato ricas em receitas de peixe e baseadas em carne, nas quais encontramos frutas e vegetais.

Estudos sobre o vínculo entre saúde e dieta mediterrânea foram iniciados em 1948 na Grécia: após a guerra, a fundação Rockefeller coordenou um estudo epidemiológico em Creta, a fim de determinar o estado de saúde dos cretenses. Para sua surpresa, os pesquisadores notaram que o estado da saúde era bastante bom em geral: a dieta tradicional dos cretenses, rica em cereais, frutas e vegetais, azeitonas, revelava um consumo que claramente apresentava conteúdo de produtos animais muito menor do que a dieta nos EUA .

Entre 1952 e 1960, um investigador norte-americano, Ancel Keys, realizou um estudo comparativo sobre os hábitos alimentares predominantes em 7 países: EUA, Finlândia, Holanda, Japão, Itália, Jugoslávia e Grécia (incluindo Creta). Este estudo revelou que as populações do norte da Europa e dos Estados Unidos têm mais riscos cardiovasculares do que as da área do Mediterrâneo. Estes riscos estão relacionados a um consumo excessivo de ácidos gordurosos saturados, enquanto que o azeite parece ser benéfico para a saúde.

A Ancel Keys também estabeleceu a ligação entre gorduras animais e colesterol, com base em um estudo sobre a mortalidade cardiovascular em Nápoles e sua comparação com a mortalidade cardiovascular no caso dos britânicos e americanos. Os napolitanos, que comem quantidades menores de gorduras, apresentaram menores taxas de mortalidade.

O modelo de dieta mediterrânea foi desenvolvido principalmente, até o início dos anos 1960, na parte sul da Itália, Grécia e Creta. Nessas regiões, observaram-se altas taxas de expectativa de vida e baixas taxas de doenças crônicas degenerativas. Posteriormente, este padrão de alimentação sofreu profundas modificações: as pessoas do Mediterrâneo se juntaram ao modelo industrial de consumo, com um aumento acentuado do consumo de produtos de origem animal, rico em gorduras saturadas, produtos alimentícios industrializados e alimentos fora. Como conseqüência, encontramos nesses países os mesmos problemas que os encontrados nos outros países industrializados: desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Na década de 1990, o Dr. Serge Renaud, pesquisador francês de Lyons, realizou um estudo sobre 605 pacientes que sofreram infarto do miocárdio. Os pacientes foram divididos em 2 grupos. O grupo 1 foi colocado em uma dieta geralmente administrada a pacientes cardíacos (diminuição do colesterol e redução de gorduras). O grupo 2 foi colocado em uma dieta cretensa ligeiramente alterada: pão, cereais, frutas e vegetais, bem como porções abundantes de peixe, a principal carne consumida: aves, substituição de manteiga e creme de azeite e margarina à base de óleo de canola. Uma atmosfera de convívio foi estabelecida com refeições no restaurante ou com amigos, duas vezes por semana, e a permissão para beber 2 copos de vinho tinto durante estas refeições. No final de um ano, houve 2/3 do menor número de mortes registradas no grupo 2 (dieta de Creta) em comparação com o grupo, colocou a dieta habitual para pacientes cardíacos. No final de 2 anos, o número de mortes no grupo 2 (dieta de Creta) foi menor em 76% em relação ao grupo 1, para doenças cardiovasculares e em 70% para óbitos devido a todos os tipos de causas. No final de 4 anos, as mortes cardíacas do grupo 2 foram menores em 65%, as mortes devido a todos os tipos de causas em 56% e as mortes por câncer em 60%.

Outros estudos confirmaram posteriormente que o aumento da longevidade, diminuição de doenças cardiovasculares e câncer foram favorecidos por um padrão de dieta inspirado na dieta mediterrânea.

Dieta do Creta

A indústria publicitária comercializou o modelo alimentar mediterrâneo sob o nome de “dieta cretense” na França e “Dieta mediterrânea” nos países anglo-saxões.

Mais do que uma dieta para perder peso, a dieta mediterrânea é bastante um “regime de saúde”, como costumava dizer na Idade Média. Este tipo de alimento deve permitir alcançar um equilíbrio nutricional favorável à boa saúde e um senso de bem-estar.

  • Todos os dias, é aconselhável consumir cereais, frutas e vegetais. As gorduras são fornecidas pelo azeite, os produtos animais vêm na forma de queijo e iogurte. Podemos comer uma fatia de pão e beber um copo de vinho (2 para homens) com cada refeição. Também é recomendado beber 1.5 l de água por dia (água, chá ou chá de ervas). Frutas frescas podem ser consumidas entre as refeições.
  • Algumas vezes por semana, podemos comer peixe, aves, ovos e alguns doces.
  • Algumas vezes por mês, podemos comer pequenas quantidades de carne vermelha.

A ingestão calórica recomendada é entre 1800 a 2000 kcal / dia, distribuída de acordo com várias refeições: 20-25% na manhã, 45-50% ao meio dia, cerca de 30% à noite.
Comida mediterrânea: exemplo de refeições ao longo de uma semana.

Dieta Mediterrânea
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