Como pai, o que você alimenta seu filho terá um enorme efeito em seu bem-estar mental e físico, bem como em seu crescimento, desenvolvimento e hábitos na vida adulta. É importante garantir que nossos filhos estejam comendo uma dieta saudável e equilibrada que consiste em todos os macronutrientes-chave e também está cheia de micronutrientes e vitaminas.

Geralmente, você deve procurar alimentar seu filho três refeições equilibradas por dia, idealmente contendo uma fonte de alimento de cada grupo de alimentos.

Proteína

 

nutrição para crianças

A proteína é essencial para o crescimento e o desenvolvimento das crianças, uma vez que ajuda a desenvolver músculos, bem como auxiliar no desenvolvimento do cérebro e nos ossos saudáveis. Os aminoácidos essenciais só podem ser encontrados nas fontes de proteína contendo alimentos, por isso é vital que seu filho tenha estes em suas dietas.

As melhores fontes de proteína incluem carnes magras, como frango, peixe, ovos, leite, iogurte, etc. Estes contêm todos os 9 dos aminoácidos essenciais e, portanto, são considerados os melhores para o crescimento do seu filho. Há também muitas fontes de proteínas baseadas em planos, como grãos e legumes, embora estes não contenham tanta proteína quanto a produção animal. Por esse motivo, recomenda-se comê-los junto com outras fontes de proteína. Além disso, eles não contêm todos os 9 aminoácidos essenciais que são necessários para o crescimento. Por que não tentar nossa nova mistura de Milkshake ? Fortificamos nossos milkshakes com vitaminas e minerais para suportar com crescimento e desenvolvimento saudáveis, desenvolvimento cognitivo, função normal do sistema imunológico e manutenção de dentes normais.

Recomenda-se que as crianças comam peixe duas vezes por semana, com pelo menos um ser da variedade oleosa. Estes incluem truta, salmão e cavala e pode ser comprado por um preço relativamente barato. O peixe fresco é ideal, embora enlatados ou congelados serão suficientes.


Carboidratos

 

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Após a idade de um, as crianças geralmente são mais do que capazes de consumir várias fontes de carboidratos com facilidade. Os hidratos de carbono são essenciais porque nossos corpos usam-nos como uma fonte de energia. Mais especificamente, a glicose, um açúcar simples, é convertida em ATP (trifosfato de adenosina) que é usado pelos nossos músculos quando se movem. As crianças tendem a ser muito ativas desde uma idade muito jovem, então precisará consumir uma quantidade decente de carboidratos para alimentá-los a cada dia.

As fontes de carboidratos podem incluir pão, macarrão, muesli e grãos. Embora, em geral, qualquer variedade esteja bem, é recomendável optar por uma opção mais saudável de grão integral, se possível. Estes têm um GI menor (índice glicêmico) e darão ao seu filho energia mais sustentada durante um período de tempo mais longo, e são todos melhores para eles. Se o seu filho é um comedor exigente, por que não tentá-los com uma barra de cereais sem glúten e alta fibra.


Gorduras

 

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Embora inicialmente a palavra “gorduras” possa parecer ruim, é essencial ter um pouco de gordura em sua dieta e mais, os ácidos gordurosos saudáveis, como o ômega 3. Isso ocorre porque muitas vitaminas são lipossolúveis e requerem gordura para serem absorvidas adequadamente .

Omega 3 é mais comum em peixes e nozes oleosos, e é por isso que é importante certificar-se de que seu filho tenha pelo menos 1 porção de peixe oleoso por semana. As nozes são outra ótima fonte, embora apresentem um certo perigo de asfixia, por isso não deve ser administrado até que as crianças estejam um pouco mais velhas. Além disso, as alergias à porca são comuns, então você deve confirmar com o seu médico se o seu filho é ou não alérgico antes de implementá-los em suas dietas.


Frutas e vegetais

 

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Embora recentemente tenha sido recomendado que a ingestão de frutas e legumes vá até 7 porções por dia, um bom bloco de partida para crianças é de 5 porções. Uma regra geral quando se trata de quão grande deve ser uma porção, é a quantidade que se encaixa na palma da mão.

Os vegetais são cruciais para o desenvolvimento de crianças, pois contêm muitas vitaminas e minerais diferentes, muitos dos quais não são encontrados em frutas.

Também é importante considerar os tipos de frutas que seu filho está consumindo e limitar sua ingestão, se necessário. Algumas frutas são muito altas em açúcar e consumir muito de um certo tipo poderia ter um efeito negativo sobre a saúde.


Trata

 

Não é segredo que as crianças tenham um guloso. Ofereça-lhes chocolate e doces e eles terão dificuldade em recusá-lo. Esses alimentos são muito ruins para a saúde de uma criança, no entanto, e devem ser limitados a tratamentos e ocasiões especiais. Por exemplo, talvez permita que seu filho tenha alguns doces quando eles façam bem na escola ou premiem por bom comportamento. É muito comum agora preencher a lancheira de uma criança com lixo insalubre, mas apenas porque outras pessoas fazem isso, não significa que seja o certo.

Alimentos como doces, chocolate, bolos, batatas fritas e bebidas açucaradas não devem constituir uma grande proporção de uma dieta infantil.


Leve a mensagem de casa

Conseguir a dieta do seu filho é muito importante, e como eles são muito jovens para comprar e preparar refeições para si, garantindo que eles consomem os alimentos certos cai sobre você, como pai.

Este artigo deve ser usado como orientação para o que você deve alimentar seu filho, mas, como sempre, use seu melhor julgamento. Algumas crianças precisarão de mais comida do que outras, enquanto algumas precisarão de menos. Se o seu filho estiver em um surto de crescimento, eles precisarão de mais alimentos para crescer, por exemplo.


Nutrição Para Crianças – O que seu filho deve estar comendo
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