O chá verde ajuda a digestão?

Alguns estudos mostram que o chá verde pode ser uma ajuda para a saúde digestiva – e seus antioxidantes podem ser a chave.

Tecnicamente, o chá verde não é muito diferente de outros tipos de chá. Sua aparência e gosto distintos é resultado da forma como é processado.

O chá verde é feito com vapor de folhas frescas da planta Camellia sinensis a uma temperatura muito alta. Este processo desencadeia uma classe de poderosos antioxidantes chamados de polifenóis, que representam muitos benefícios do chá verde. Além dos benefícios do chá verde para a saúde digestiva, os polifenóis encontrados no chá verde demonstraram propriedades de combate ao câncer, anti-inflamatórios e antimicrobianos.

O consumo de chá verde para a saúde digestiva remonta a milhares de anos para seus primeiros usos na Índia e na China. Hoje, o chá verde mantém sua reputação como um auxílio para a digestão e está disponível como um chá potável ou um extrato de balcão.

Como o chá verde pode afetar a obesidade

Estudos científicos que demonstram uma ligação direta entre o chá verde e a saúde digestiva são limitados. Mas a pesquisa realizada em outras áreas fornece alguma visão sobre por que o chá verde pode ajudar a digestão.

Por exemplo, um recente estudo em animais analisou como um dos polifenóis encontrados no chá verde, catequinas, pode afetar a obesidade . Ao fazê-lo, esses pesquisadores descobriram que os ratos que consumiam uma dieta rica em catequinas de chá tinham mudanças na digestão que não foram encontradas no grupo controle. Os ratos que consomem catequinas de chá excretaram 5,8 por cento da energia bruta (calorias) consumida contra o 1,6 por cento excretado por ratos que comeram dietas regulares. Eles também perderam peso e perderam algum tecido gordo do estômago. Os pesquisadores concluíram que as catequinas de chá, como aquelas encontradas no chá verde, diminuem as ações das enzimas digestivas. Esta desaceleração significa que os intestinos não estão absorvendo todas as calorias consumidas – de modo que o corpo não está ganhando peso.

Possíveis efeitos anti-inflamatórios do chá verde

Outros estudos sobre catequinas de chá verde descobriram evidências de que os efeitos anti-inflamatórios podem ser outros benefícios do chá verde. Pesquisadores da Universidade de Cincinnati College of Medicine analisaram recentemente como uma catequina de chá verde conhecida como epigalocatequina-3-galato (EGCG) pode ajudar em casos de colite, uma doença inflamatória que perturba a saúde digestiva. Eles descobriram que o EGCG pode prejudicar as vias de sinalização envolvidas na inflamação da colite.

Pesquisas adicionais sobre colite ulcerativa e doença de Crohn apoiam esses achados sobre os benefícios do chá verde em casos de doença inflamatória intestinal (IBD). O chá verde tem sido, e continua sendo, estudado extensivamente por seus efeitos em certos tipos de câncer, efeitos que podem ter uma aplicação indireta no chá verde para a saúde digestiva. Como os pacientes com IBD estão em maior risco de câncer de cólon, o chá verde pode ser duplamente benéfico.

Dosagem de chá verde para saúde digestiva

O chá verde geralmente é considerado seguro em quantidades moderadas. Na xícara média de chá verde, espere uma dose de 50 a 150 miligramas (mg) de polifenóis. A dose recomendada é de duas a três xícaras de chá verde por dia (para um total de 100 a 320 mg de polifenóis, dependendo da marca de chá) ou 100 a 750 mg por dia de um extrato de chá verde. Uma coisa importante a lembrar é que o chá verde contém cafeína, que pode causar ou piorar a insônia , ansiedade , irritabilidade e dores de cabeça. A cafeína em algumas pessoas também pode causar estragos na saúde digestiva, causando dor de estômago, náuseas e diarréia.

Para as pessoas que são sensíveis à cafeína , extratos de chá verde podem ser uma opção e podem ser comprados com forma livre de cafeína. Estudos sobre extratos de chá verde demonstraram benefícios semelhantes aos associados a beber como um chá.

Por exemplo, pesquisadores do Reino Unido mostraram que os extratos de chá verde afetam a forma como o corpo quebra alimentos, concluindo que os extratos aumentam a oxidação da gordura e melhoram a sensibilidade à insulina e a tolerância à glicose. Aumento da oxidação da gordura refere-se ao que acontece durante o exercício – isso significa que o corpo está fazendo um trabalho melhor ao converter gorduras armazenadas em energia, o que é bom se você estiver tentando perder peso. As descobertas sobre insulina e glicose sugerem que os extratos de chá verde podem ajudar a trabalhar com insulina de forma mais eficiente no organismo.

Embora grande parte da pesquisa que demonstre benefícios do chá verde seja realizada usando extratos – é mais fácil de controlar do que ter participantes do estudo beber copos de chá – é importante notar que os extratos de chá verde concentrados são metabolizados de maneira diferente do chá normal. Houve alguns relatos de extratos concentrados de chá verde causando problemas no fígado. Estes incidentes são raros e não foram relatados com outras formas de chá verde. Mas se você tomar extratos concentrados, leve-os com comida. Pessoas com problemas hepáticos existentes não devem tomar extratos concentrados de chá verde.

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